Institucional

Missão

Assegurar a implementação das políticas públicas de ensino superior e a sua regulação, apoiando o responsável pela área governativa da Educação, Ciência e Inovação.


 

Visão

Ser reconhecida pela qualidade e inovação do serviço público prestado, pela centralidade nas pessoas e pela promoção do desenvolvimento do ensino superior.

 

Valores

Centralidade nas pessoas

(...) quer as que pertencem à organização, quer aquelas que a DGES serve, definindo a organização e a prestação dos serviços em função das necessidades e preferências dos utilizadores, aportando valor e reduzindo a burocracia.

Cooperação

Valorizando o espírito colaborativo ao nível interno e interinstitucional.

Ética

Atuando com base na confiança, integridade, transparência e equidade, criando valor para o Ensino Superior.

Qualidade

Cumprindo critérios de eficácia e eficiência em todos os serviços prestados e adotando uma cultura de decisão com base em evidências.

Inovação

Promovendo uma atitude de abertura à experimentação de novos modelos de gestão e de exploração das tecnologias emergentes no desenho e entrega de serviços.

Responsabilidade Social

Envolvendo a dimensão social, ambiental e económica e atendendo a princípios de inclusão e gestão socialmente responsável e governação participativa.

Organograma

Instrumentos de Gestão

Plano de Atividades

Plano de Atividades 2024
Plano de Atividades 2023
Plano de Atividades 2022
Plano Estratégico 2022-26
Plano de Atividades 2021
Plano de Atividades 2020
Plano de Atividades 2019
Plano de Atividades 2018
Plano de Atividades 2017
Plano de Atividades 2016
Plano de Atividades 2015
Plano de Atividades 2014
Plano de Atividades 2013

Relatórios de Atividades e de Autoavaliação, incluindo Balanço Social

Relatório de Atividades e Autoavaliação 2023
Relatório de Atividades 2022
Relatório de Atividades 2021
Relatório de Atividades 2020
Relatório de Atividades 2019
Relatório de Atividades 2018
Relatório de Atividades 2017
Relatório de Atividades 2016
Relatório de Atividades 2015
Relatório de Atividades 2014
Relatório de Atividades 2013
Relatório de Atividades 2012

Programa de Cumprimento Normativo

Plano de Gestão de Riscos | RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INTERCALAR - janeiro a setembro de 2024
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas
Comissão de implementação e monitorização do plano de gestão de riscos e infrações conexas da DGES
Manual de Avaliação do Risco

Gestão Financeira

Recursos Humanos

Recrutamento

Procedimentos Concursais

Procedimento Cargo Direção Intermédia
PROCEDIMENTOS PRR
Procedimento Concursal Centralizado
Procedimento de Oferta de Colocação - Técnico Superior – Área Funcional Financeira – POC2024/444

Mobilidade Interna

Procedimentos
Ativos
Concluidos

Procedimento Concursal para Atribuição de Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia

Procedimentos concluídos
Concurso para atribuição de Bolsas de Gestão em Ciência e Tecnologia na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)

SIADAP

Lei nº. 66-B/2007, de 28 de dezembro - Sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP)
Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro
Estabelece o sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública.
Alterado Por
Lei nº 64-A/2008, de 31 de dezembroLei nº 55-A/2010, de 31 de DezembroLei nº 66-B/2012, de 31 de dezembro
Estado: Vigente
SIADAP
Conselho Coordenador de Avaliação (CCA)
Mudança de posicionamento remuneratório ou atribuição prémio

Indicadores

82
Recursos humanos
56
Género feminino
26
Género masculino
26%
Taxa de envelhecimento (%)
84%
Ìndice de tecnicidade (%)
8%
Rácio de trabalhadores por dirigente (%)
11%
Taxa de saída (saídas/efetivos) (%)
3.8
Ìndice de satisfação dos trabalhadores (1 a 5)