National Qualifications Framework | European Qualifications Framework | Learning outcomes for each qualification level | |||
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Levels | Qualifications | Levels | Knowledges | Skills | Competences |
ENSINO NÃO SUPERIOR: Níveis 1 a 4 |
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1 | 2.º ciclo do ensino básico |
1 | Conhecimentos gerais básicos. |
Aptidões básicas necessárias à realização de tarefas simples. |
Trabalhar ou estudar sob supervisão direta num contexto estruturado. |
2 | 3.º ciclo do ensino básico obtido no ensino regular ou por percursos de dupla certificação |
2 | Conhecimentos factuais básicos numa área de trabalho ou de estudo. |
Aptidões cognitivas e práticas básicas necessárias para a aplicação da informação adequada à realização de tarefas e à resolução de problemas correntes por meio de regras e instrumentos simples. |
Trabalhar ou estudar sob supervisão, com um certo grau de autonomia. |
3 | Ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior |
3 | Conhecimentos de factos, princípios, processos e conceitos gerais numa área de estudo ou de trabalho. |
Uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para a realização de tarefas e a resolução de problemas através da selecção e aplicação de métodos, instrumentos, materiais e informações básicas. |
Assumir responsabilidades para executar tarefas numa área de estudo ou de trabalho. |
4 | Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional - mínimo de 6 meses |
4 | Conhecimentos factuais e teóricos em contextos alargados numa área de estudo ou de trabalho. |
Uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções para problemas específicos numa área de estudo ou de trabalho. |
Gerir a própria actividade no quadro das orientações estabelecidas em contextos de estudo ou de trabalho, geralmente previsíveis, mas susceptíveis de alteração. Supervisionar as actividades de rotina de terceiros, assumindo determinadas responsabilidades em matéria de avaliação e melhoria das actividades em contextos de estudo ou de trabalho. |
Duração: 3 anos | 180 ECTS
Curso superior conferente do grau académico de Licenciado
Excecionalmente em algumas áreas pode ter 4 anos | 240 ECTS
Nível: 6 QNQ e EQF
Como concorrer: ver mais
Propina: fixada pela instituição
Em 2022-2023, no ensino público o valor máximo é €697/ano
Pode ter direito a Bolsa de Estudos: ver mais
Duração: 1,5 a 2 anos | 90 a 120 ECTS
Excecionalmente em algumas áreas pode ter 1 ano | 60 ECTS
Curso superior conferente do grau académico de Mestre numa especialidade, podendo as especialidades ser desdobradas em áreas de especialização.
Nível: 7QNQ e EQF
Como concorrer: ver mais
Propina: fixada pela instituição
Quando a conjugação do mestrado com uma licenciatura seja indispensável para o acesso ao exercício de uma atividade profissional, o valor máximo da propina é o mesmo que o das licenciaturas: em 2022-2023 é €697/ano
Pode ter direito a Bolsa de Estudos: ver mais
Duração: não está legalmente definida, mas a maioria tem 3 anos
Aprendizagem orientada da prática de investigação de alto nível
Curso superior conferente do grau académico de Doutor num ramo do conhecimento ou numa sua especialidade
Nível: 8 QNQ e EQF
Como concorrer: ver mais
Propina: fixada pela instituição
ENSINO SUPERIOR: Níveis 5 a 8 |
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5 | Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior e diploma de técnico superior profissional i |
5 | Conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos numa determinada área de estudo ou de trabalho e consciência dos limites desses conhecimentos.
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Uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstractos.
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Gerir e supervisionar em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações imprevisíveis. Rever e desenvolver o seu desempenho e o de terceiros. |
6 | Licenciatura i |
6 | Conhecimento aprofundado de uma determinada área de estudo ou de trabalho que implica uma compreensão crítica de teorias e princípios. |
Aptidões avançadas que revelam a mestria e a inovação necessárias à resolução de problemas complexos e imprevisíveis numa área especializada de estudo ou de trabalho. |
Gerir atividades ou projectos técnicos ou profissionais complexos, assumindo a responsabilidade de tomada de decisões em contextos de estudo ou de trabalho imprevisíveis. |
7 | Mestrado i |
7 | Conhecimentos altamente especializados, alguns dos quais se encontram na vanguarda do conhecimento numa determinada área de estudo ou de trabalho, que sustentam a capacidade de reflexão original e ou investigação. |
Aptidões especializadas para a resolução de problemas em matéria de investigação e ou inovação, para desenvolver novos conhecimentos e procedimentos e integrar os conhecimentos de diferentes áreas. |
Gerir e transformar contextos de estudo ou de trabalho complexos, imprevisíveis e que exigem abordagens estratégicas novas. |
8 | Doutoramento i |
8 | Conhecimentos de ponta na vanguarda de uma área de estudo ou de trabalho e na interligação entre áreas. |
As aptidões e as técnicas mais avançadas e especializadas, incluindo capacidade de sintese e de avaliação, necessárias para a resolução de problemas críticos na área da investigação e ou da inovação para o alargamento e a redefinição dos conhecimentos ou das práticas profissionais existentes. |
Demonstrar um nível considerável de autoridade, inovação, autonomia, integridade científica ou profissional e assumir um firme compromisso no que diz respeito ao desenvolvimento de novas ideias ou novos processos na vanguarda de contextos de estudo ou de trabalho, inclusive em matéria de investigação. |