- Formação científica de base, de índole técnica e tecnológica, destinada a proporcionar as qualificações profissionais indispensáveis ao exercício de funções no âmbito de cada uma das especialidades das Forças Armadas e da GNR.
- Formação comportamental consubstanciada numa sólida educação militar, moral e cívica, tendo em vista desenvolver nos alunos qualidades de comando, direção ou chefia e estado -maior inerentes à condição militar.
- Formação e treino militar e uma adequada preparação física, visando conferir aos alunos a aptidão física e psíquica imprescindível ao exercício das suas funções.
Atendendo a que os ciclos de estudos integrados de mestrado passaram a estar reservados a determinadas áreas de formação, os ciclos de estudos abaixo indicados cessarão o seu funcionamento a partir do ano letivo de 2022-2023 e serão substituídos por novos ciclos de estudos de licenciatura.
- Ciências Militares-Navais: Especialidade de Marinha; Especialidade de Fuzileiro;
- Ciências Militares: Especialidade de Infantaria; Especialidade de Artilharia; Especialidade de Cavalaria; Especialidade de Segurança;
- Ciências Militares Aeronáuticas: Especialidade de Piloto Aviador.
Assim, a partir do ano letivo de 2023-2024, estes ciclos de estudos não poderão admitir novos estudantes, podendo, no entanto, continuar a funcionar por mais quatro anos letivos para além do ano letivo de 2023-2024 com os alunos nele matriculados e inscritos, de modo a possibilitar-lhes a sua conclusão.