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Guias de Referência
Guia Prático | Os direitos das pessoas com deficiência em Portugal
O Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal é um ebook que, no âmbito da medida Simplex+, reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão.
Neste Guia é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
Este Guia é também um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.
Este relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) com base nos relatórios preliminares produzidos pelos subgrupos.
Outros guias de referência para os quais recomendamos a leitura:
- Acessibilidade e Inclusão - Guias para o Ensino Superior (Guias do JISC do Reino Unido)
- Serviços de Apoio à Pessoa com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior Espanholas
- Material de apoio a estudantes com necessidades especiais
Publicações
Publicações para as quais recomendamos a leitura:
2015
- Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | o presente livro encontra-se disponível gratuitamente na Internet em formato HTML com marcação de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web do W3C
Estudos
Estudos para os quais recomendamos a leitura:
2017
- João Garcia. (outubro 2016). Estudos sobre a Deficiência no Ensino Superior (0.4MB, PDF). Évora: Universidade de Évora.
2016
- José António Porfírio, Joaquim Gronita, Tiago Carrilho, Helena Vaz da Silva, Mariana Martins, Paula Estanqueiro, Graça Gerardo e Rosário Cunha. (fevereiro 2016). Ensino Superior e Inclusão em Portugal: Diagnóstico e Contributos para uma Melhor Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva (2.7MB, PDF). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2015
- Tavares, R., Oliveira, D., Laranjeiro, D., & Almeida, M. (2015). Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile. Revista Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), págs. 84- 94 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
- Ana Catarina Rodrigues Correia. (2015). “O meu corpo é público?”: Representações do corpo em contexto de paralisia cerebral (PDF; 1,1MB). Dissertação de Mestrado em Sociologia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
- Filomena Débora Freitas Rodrigues. (2015). Universidade Inclusiva e o Aluno com Necessidades Especiais – a investigação realizada em Portugal (PDF; 1,2MB). Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação. Universidade da Madeira.
- Pires, Lília (2015). Os apoios aos Estudantes com NEE no Ensino Superior. Apresentação dos resultados do Inquérito Nacional – GTAEDES e DGES (formato prezi). Comunicação no Workshop Ensino Superior para Estudantes Cegos e Surdos. Organização Projecto Isolearn. Fundação Calouste Gulbenkian, 11 de Fevereiro.
2014
- Pires, L., Pinheiro, A. e Oliveira, V. (2014). Inquérito nacional sobre os apoios concedidos aos estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior (PPTX; 20,1MB). Seminário Inclusão no Ensino Superior – 10 anos do Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior.
2013
- Jorge Fernandes e Cláudia Cunha Cardoso. (2013). Estudo sobre o estado da Acessibilidade dos sítios Web dos Estabelecimentos de Ensino Superior. Lisboa: Unidade ACESSO do Departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.