Projetos nacionais, europeus ou internacionais com participação do Centro ENIC/NARIC PORTUGAL:
-
MAReN - Mediterranean Automatic Recognition Network
O centro ENIC/NARIC português participa no projeto MAReN, que tem como objetivo apoiar e encorajar a concretização dos objetivos do Espaço Europeu da Educação, em particular a implementação da recomendação do Conselho sobre a promoção do reconhecimento automático de diplomas do ensino superior e do ensino secundário superior e os resultados dos períodos de aprendizagem no estrangeiro.
O projeto, a iniciar-se em 2023, é coordenado pelo CIMEA e conta ainda com a participação dos centros ENIC/NARIC da Croácia, Grécia, França e Espanha.
-
Projeto AR-NET [2018 - 2020]
O projeto ARNET - Automatic Recognition in the Networks deu seguimento ao projecto Paradigms, no âmbito do reconhecimento automático, tendo selecionado no quadro do Programa Erasmus+ e coordenado pelo centro NARIC holandês – EP-Nuffic.
O projeto decorreu entre 2018 e 2020 e para além do Centro ENIC/NARIC Portugal, contou ainda com a participação dos centros ENIC/NARIC da Lituânia, Dinamarca, Itália, Noruega, Chéquia, Irlanda e Reino Unido.
-
FRAUDOC - Guidelines on Diploma Mills and Document Fraud for Credential Evaluators [2016-2018]
O centro ENIC/NARIC português participou no projecto FRAUDOC, que teve como objetivo estabelecer o ponto de situação sobre as medidas existentes para a verificação de diplomas falsos e de instituições não acreditadas. O projecto pretendia criar e aperfeiçoar as técnicas de verificação dos referidos documentos e instituições, dando maior segurança aos credential evaluators e estabelecer mecanismos anti-fraude.
Iniciado em Março de 2016 e com uma duração de 24 meses, o projeto foi coordenado pelo CIMEA e contou ainda com a participação dos centros ENIC/NARIC da Bélgica (Flandres), Dinamarca, Estónia e Suécia. Como parceiros não formais foram também convidados três outros Centros, Canadá, Estados Unidos da América e Nova Zelândia.
-
PARADIGMS - New Paradigms in Automatic Recognition and Evaluation of Competences [2016 - 2018]
O projecto PARADIGMS teve como objetivo abordar a temática do reconhecimento automático de qualificações académicas estrangeiras. Tendo em conta a experiência de Portugal na área, através da implementação do sistema de reconhecimento regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de Outubro, o centro ENIC/NARIC português participou no core team do projeto.
O projeto teve a duração de 24 meses, tendo-se iniciado em Março de 2016, tendo sido coordenado pelo EP-Nuffic.
-
Projecto europeu IMPACT [2017]
No quadro das competências do Centro ENIC/NARIC PT, e na sequência da participação deste Centro no projeto SQUARE- System of Quality Assurance for the Recognition Networks, o Centro ENIC/NARIC PT foi alvo em 2017 de uma avaliação de qualidade, relativamente aos procedimentos adotados.
O processo de avaliação de qualidade foi efetuado por uma visita do Centro Bielorusso às instalações do Centro ENIC/NARIC PT, tendo o nosso Centro avaliado a nossa congénere Romena.
-
SCAN-D: Samples & Copies of Academic National Diplomas [julho 2014 | setembro 2015]
O centro ENIC/NARIC português participou no projeto SCAN-D, selecionado no quadro do Programa Erasmus+ e coordenado pelo centro NARIC italiano – CIMEA.
Este projeto teve como principal objetivo a promoção e a partilha de informação sobre os diferentes graus e diplomas conferidos por instituições de ensino superior, tendo em vista um reconhecimento académico mais justo e célere.
Foram compilados e incluídos numa base de dados acessível a toda a rede ENIC/NARIC, exemplos de diplomas e certificados emitidos pelas instituições de ensino superior dos 15 países participantes: Bélgica (Comunidade Flamenga), Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Espanha, Holanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Nova Zelândia, Portugal e República Checa.
-
SQUARE: System of Quality Assurance for the Recognition Networks [junho 2014 | março 2016]
O centro ENIC/NARIC PT participou no projeto SQUARE, selecionado no quadro do Programa Erasmus+ e coordenado pelo centro NARIC holandês – EP-Nuffic.
O projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de garantia da qualidade baseado em standards e linhas orientadoras comuns a todos os centros de informação da Rede ENIC-NARIC.
Em 2013 o Centro ENIC/NARIC PT participou no acompanhamento do projeto EM-ACE, enquanto parceiro associado, tendo divulgado as atividades desenvolvidas e participado, enquanto oradores, na sessão de divulgação do projeto para estudantes europeus, organizada na Universidade do Porto.
-
EMNS-BRIDGE-NARIC: Best Recognition Instruments for the Dialogue between Global Experts: Crossing the bridge between EM National Structures and NARIC Centres [novembro 2010 | outubro 2012]
O projeto BRIDGE consistiu na análise de questões relacionadas com o reconhecimento de cursos conjuntos através da cooperação entre estruturas nacionais Erasmus Mundus e os centros NARIC, ENIC e MERIC.