Rumo a um Espaço Europeu da Educação até 2025

No âmbito da Cimeira para o Emprego Justo e o Crescimento, que teve lugar no passado dia 17 de novembro em Gotemburgo, o Presidente do Conselho da UE, Donald Tusk, presidiu a um debate com os líderes de todos os Estados-membros sobre uma forma de promover a cooperação europeia nas áreas da Educação e Cultura. Este debate surgiu no contexto da celebração dos 30 anos do Erasmus, do futuro da Europa para o pós 2020, e como preparação para o Conselho Europeu de dezembro, que veio confirmar e reforçar estas propostas através das suas Conclusões.

A Comissão Europeia, para contribuir para o debate, lançou a Comunicação "Rumo a um Espaço Europeu da Educação até 2025: promover a identidade europeia através da educação e da cultura".

No decurso do debate foram lançadas propostas para criar o Espaço Europeu da Educação:

Em 2018 este projeto deverá avançar para concretizar as propostas elencadas, estando já definidas inúmeras iniciativas nesse sentido, nomeadamente a realização da primeira Cimeira Europeia da Educação, que terá lugar em 25 de janeiro em Bruxelas.

 

Links:

Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia:
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-4521_pt.htm

Comunicação da Comissão Europeia:
https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/communication-strengthening-european-identity-education-culture_en.pdf

Conclusões do Conselho Europeu:
http://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-19-2017-INIT/pt/pdf