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Decorreu no dia 18 de novembro, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, um Workshop, promovido pela Comissão Europeia e pela OCDE, sobre o tema “Instituições de Ensino Superior Empreendedoras e Inovadoras”.
O evento contou com a presença de Instituições de Ensino Superior (IES), da Comissão Europeia, da OCDE, da Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal, de oradores convidados e de S. Exa o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
A Internacionalização como parte da estratégia de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior foi um dos temas abordados no workshop, e que destacamos, pois considera-se que o empreendedorismo está diretamente ligado às questões da internacionalização.
Internacionalização é um conceito que abrange uma variedade de atividades e processos, é um “catch all concept”. É também um dos principais motores para promover mudanças internas e melhorias nas Instituições.
A internacionalização do Ensino Superior tem vindo a assumir um papel preponderante nas reformas dos sistemas do Ensino Superior, conduzindo a processos de mudança internos e externos do ponto de vista das organizações. A perspetiva internacional deverá fazer parte da estratégia da instituição. As Instituições de Ensino Superior têm sido sempre internacionais, Desde a idade média que existe mobilidade de estudantes e docentes em muitas instituições, em muitos países. Ou seja, o conceito não é novo mas as abordagens são muito diferentes. Trata-se sobretudo de uma alteração de mentalidade e de abertura de fronteiras e começar a internacionalização “em casa”. O processo é complexo, envolve pensamento criativo, traz valor acrescentado, competitividade, promove a empregabilidade, estimula a cooperação e a criação de sinergias, a partilha de recursos e a promoção da qualidade.
Estudos mais recentes, de 2014, sobre quais os melhores países para estudar, não colocam Portugal na lista do top 10 dos países, mas, sim os países do norte da Europa. O que influencia então estas escolhas? A garantia da qualidade do ensino, a cidade e a cultura, o reconhecimento e sobretudo a reputação internacional. É este o caminho que temos de percorrer. A promoção de Portugal como um destino de referência, de excelência académica, com um ambiente internacional é um trabalho coletivo para o qual tutelas e Instituições de Ensino Superior, estudantes, docentes e outros atores terão de trabalhar forma ativa para sermos mais competitivos. Foram colocadas algumas questões aos participantes que poderão ser uma boa checklist para saber se estamos no caminho certo: Existe apoio da Instituição para a mobilidade internacional dos estudantes e docentes? Como é que a Instituição procura atrair pessoal internacional e empreendedores, incluindo docentes, investigadores e doutorandos? A Instituição demonstra internacionalização na sua abordagem docente? Participa ativamente em redes e parcerias internacionais? A sua IES pode ser considerada como tendo uma cultura empreendedora?
Este foi o desafio lançado às IES presentes e, sobretudo, um dia de troca de impressões muito enriquecedor que deixou trabalho para ser continuado.
Ana Mateus, Oradora convidada no Workshop