16 abril 2020

Retoma das aulas no Ensino Superior | Testagem à COVID-19 prossegue nas instituições científicas e académicas

O regresso às aulas e às atividades não letivas presenciais nas instituições de ensino superior é assinalado esta segunda-feira, dia 19 de abril, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que se desloca à Universidade do Porto, ao Instituto Politécnico do Porto e à Universidade de Aveiro, nas quais acompanhará igualmente o programa de testagem realizado naquelas instituições de ensino superior.

O “Programa de testagem CVP - Ensino Superior” iniciou-se no dia 12 de abril realizando o rastreio à COVID19 junto dos estudantes, investigadores, docentes e não docentes através de testes rápidos de antigénio.

O “Programa de testagem CVP - Ensino Superior”, promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), prevê a entrega às instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, de kits de testes rápidos de antigénio disponibilizados pela CVP (sem custos adicionais para as instituições), tendo até agora sido entregues 247.650 mil kits. Por se tratar de um Programa dinâmico e que está em curso, o qual pode ser acompanhado aqui, as instituições continuarão a receber kits semanalmente, sempre que seja solicitado pelas mesmas.

A estratégia de rastreio prevê ainda a possibilidade de as instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, garantirem internamente as condições adequadas para a realização de testes, e a formação de recursos humanos das próprias instituições que possam proceder à realização massiva dos testes.

A par da testagem aos estudantes, iniciam-se também as atividades letivas e não letivas presenciais nas instituições de ensino superior, o que vai permitir que milhares de alunos regressem às instituições de ensino superior, que desenvolveram nos últimos dias estratégias de implementação eficaz de planos para um desconfinamento seguro, controlado e responsável.

O programa de visitas do Ministro Manuel Heitor inclui:

  • Universidade do Porto: das 9h00 às 12 horas
  • Instituto Politécnico do Porto: das 14h00 às 16h30
  • Universidade de Aveiro: 17h30.