8 agosto 2022

Resultado do 3º concurso Universidades Europeias | Julho 2022

Resultado do 3º concurso Universidades Europeias | Julho 2022

A iniciativa “Universidades Europeias” pretende reunir uma geração de europeus capazes de pôr em prática uma cooperação transnacional, transdisciplinar e em línguas diferentes, a fim de fazer face aos grandes desafios sociais e à escassez de competências com que a Europa se confronta.
Esta iniciativa engloba-se na visão da Comissão Europeia apresentada na Comunicação “Rumo a um Espaço Europeu da Educação até 2025: promover a identidade europeia através da educação e da cultura”, onde os líderes de todos os Estados-membros debateram o modo de promover a cooperação europeia nas áreas da Educação e Cultura.

Atualmente, as “Universidades Europeias” são alianças transnacionais que podem incluir diferentes tipos de estabelecimentos e que abrangem um amplo escopo geográfico em toda a Europa.


Estas instituições procuram novas formas sustentáveis e sistêmicas de cooperação nas áreas da educação, investigação e inovação em toda a Europa, oferecendo currículos centrados no aluno em campus interuniversitários conjuntos, onde estudantes, docentes, não docentes e investigadores de todas as partes da Europa podem desfrutar de uma mobilidade concreta e com valores comuns.
O reforço da participação portuguesa nesta iniciativa em 2022 vem comprovar o comprometimento com que Portugal está, desde a sua conceção, nesta ação e consequentemente, no desenvolvimento do Ensino Superior no Espaço Europeu.

Resultado do 3º Concurso Universidades Europeias - Consultar aqui