Orçamento Participativo Portugal

Orçamento Participativo de Portugal
O Orçamento Participativo Portugal (OPP) aproxima-se da fase decisiva: a escolha dos projetos apresentados pelos cidadãos e que vão ser financiados pelo Governo com 3 milhões de euros.
 
Até 10 de setembro decorre a votação de todos os projetos apresentados ao abrigo das áreas governativas contempladas no OPP: ciência, cultura, educação e formação de adultos e agricultura; nas Regiões Autónomas os projetos a votação são nas áreas governativas da justiça e da administração interna.
 
O OPP é um processo democrático, direto e universal, e a votação está aberta a todos os cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, podendo ser realizada diretamente no endereço eletrónico opp.gov.pt ou através do envio de uma mensagem de telemóvel.
 
Na área da Ciência foram aprovados 98 projetos nacionais e regionais e a participação da comunidade académica e cientifica é essencial. Aliás, as Instituições de Ensino Superior têm assumido desde o início do OPP, um papel fundamental na mobilização da comunidade académica para a elaboração e a apresentação de propostas, nomeadamente na área da Ciência.
 
De Janeiro a Março foram promovidos quatro encontros preparatórios, que contaram com a participação de estudantes, investigadores, docentes, agentes de ciência e cidadãos em geral com interesse nos diversos domínios da Ciência. Neste período foram apresentadas presencialmente 127 ideias na área da Ciência, das quais 98 foram aprovadas, após análise técnica pela equipa OPP. 
 
Apelamos mais uma vez à mobilização da vossa comunidade, dos vossos docentes, investigadores, estudantes e outros agentes locais para que elejam e votem nos seus projetos favoritos.
 
A votação nos projetos pode ser feita diretamente em https://www.opp.gov.pt/como-votar ou através do envio de uma mensagem de telemóvel (segue um poster em anexo com todos os detalhes). 
 
Os projetos vencedores são apresentados publicamente a 4 de outubro.