23 abril 2019

Observatório de Emprego Científico

Observatório de Emprego Científico

A monitorização em curso de processos associados à contratação de investigadores e docentes doutorados permite identificar que, desde janeiro de 2017, já foram abertos 5404 concursos (ou procedimentos em fase final de concretização), dos 7117 potenciais contratos com financiamento garantido ou obrigação legal de contratação. Destes foram já foram identificados 3442 contratos de investigadores e docentes doutorados (ver gráfico seguinte e informação detalhada no anexo "Contador Geral").

Estes mecanismos incluem o conjunto de instrumentos lançados desde o início da legislatura para estimular a contratação de doutorados, incluindo ingressos em carreira e contratações a termo, para além de processos de contratação pelas empresas (os quais não estão incluídos neste nota, sendo divulgados anualmente através do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, IPCTN).

Consulte a informação completa no documento anexado em baixo e também nos anexos disponíveis no ficheiro seguinte.

Anexos (constantes de ficheiro excel)

Anexo 0: Contador Geral, em permanente actualização

Anexo 1: Tabela geral de identificação de concursos/contratos de emprego científico, em curso.

Anexo 2: Lista de concursos abertos ao abrigo da norma transitória do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de Julho, em curso.

Anexo 3: Resultados do concurso de 2018 para candidaturas institucionais para planos de emprego científico.

Anexo 4: Súmula do Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública, PREVPAP, em curso.

Anexo 5: Súmula da concretização das normas complementares do regime transitório para a qualificação do ensino superior politécnico público, em curso.

Anexo 6: Súmula de processos regulares de contratação/progressão de investigadores e docentes pelas instituições de ensino superior, em curso. 

Anexo 7: Súmula da contratação de doutorados a realizar atividades de I&D em empresas que beneficiam de apoio fiscal, através do SIFIDE

Fonte: Observatório de Emprego Científico