24 setembro 2021

No lançamento do Guia do Voluntariado, a Transforma Portugal apresentou resultados

No lançamento do Guia do Voluntariado, a Transforma Portugal apresentou resultados
Realizou-se, no Teatro Thalia, em Lisboa, a sessão de lançamento de uma nova publicação da revista Forum Estudante: o Guia do Voluntariado. O evento inclui ainda a apresentação de resultados movimento Transforma Portugal.
 
Nove meses depois do seu lançamento, a plataforma Transforma Portugal apresentou, no Teatro Thalia, um balanço da sua atividade. Inaugurada no dia 14 de janeiro, esta iniciativa de apoio à inovação social foi criada pela Forum Estudante, o Movimento Transforma Brasil e a UCTransforma. Na altura da sua fundação, deixou um desafio a todos os estudantes: apresentar uma proposta de ação de combate às consequências da Covid-19 junto da comunidade, que seriam depois financiadas depois de avaliação de um júri. “Penso que temos razão para nos congratularmos pelo caminho realizado”, destacou o CEO da revista Forum Estudante, Rui Marques, durante a sessão de abertura do evento.
 
 
No total, 150 projetos e mais de 700 jovens participam no programa, realizando ações espalhadas por todo o país.
 
Apoio a estudantes e idosos em confinamento, entrega de compras e refeições, apoio ao estudo, iniciativas culturais online ou promoção do exercício físico e vacinação são alguns exemplos de ações realizadas. Durante a sua intervenção, Rui Marques deixou ainda uma novidade: “O projeto Transforma Portugal vai continuar além da crise”. Esta plataforma tem como conceito base propiciar um encontro entre as organizações que promovem ações de voluntariado e os estudantes que procurem oportunidades adequadas ao seu perfil.
 
O fundador do movimento Transforma Brasil, Fábio Silva, participou no evento através de uma mensagem vídeo. “Este foi um tempo muito difícil, mas sem a participação dos estudantes seria provavelmente ainda mais difícil”, realçou, deixando “os parabéns a todos pela participação e solidariedade”. “O voluntariado vai crescer muito em Portugal e no mundo. Os estudantes estão a dar o exemplo, mostrando como a participação cidadã pode mudar o mundo”, concluiu.
 
Seguiu-se a entrega de certificados a alguns dos participantes da iniciativa, bem como para a partilha de testemunhos. Os estudantes Ricardo Carregosa, Diana Rosa e Francisca Gigante descreveram a forma como participaram no programa, detalhando os objetivos, público e ações que promoveram. “Todos deveriam fazer voluntariado pelo menos uma vez, para sentirem como é gratificante”, destacou a estudante Diana Rosa.
 
"Passar a mensagem"
A sessão de hoje serviu também como momento de lançamento de uma nova publicação da revista Forum Estudante – o Guia do Voluntariado. Este primeiro número, explicou o diretor da Forum Estudante, Gonçalo Gil, será distribuído em instituições de ensino superior e nas lojas Ponto JA do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
 
Apresentando os conteúdos desta publicação, Gonçalo Gil explicou que ela foca várias dimensões da atividade voluntária, detalhando a importância e mais-valias do voluntariado, esclarecendo dúvidas frequentes e apresentando canais e plataformas que permitem encontrar oportunidades. Este primeiro número do Guia do Voluntariado conta com o apoio da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
 
A fechar a sessão, foi a vez do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, subir a palco. O membro do Governo começou por destacar as mais-valias do voluntariado, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal. “As ações voluntárias são estruturantes para desenvolver competências”, realçou, destacando a afinidade entre o trabalho voluntário e experiência enquanto estudante no ensino superior. Nesse sentido, foi com um apelo que Manuel Heitor terminou a sua intervenção: “Passem [esta] mensagem a mais jovens e mais estudantes”.