Iniciativa "Universidades Europeias"

Iniciativa "Universidades Europeias"

O que é a iniciativa relativa às redes de universidades europeias?

O panorama da educação está a mudar em toda a Europa. Na Cimeira de Gotemburgo de 2017, os responsáveis da UE delinearam uma visão para a educação e a cultura. Nas suas Conclusões de dezembro de 2017, o Conselho Europeu convidou os países da UE, o Conselho e a Comissão a levar por diante uma série de iniciativas, nas quais se inclui:

«...reforçar em toda a UE as parcerias estratégicas entre as instituições de ensino superior e incentivar a emergência, até 2024, de cerca de vinte "Universidades Europeias" que constituirão, da base para o topo, redes de universidades em toda a UE, criadas por iniciativa das próprias universidades, que permitam aos estudantes obter um grau académico através da combinação de estudos realizados em vários países da UE e contribuindo para a competitividade internacional das universidades europeias».

Desenvolvida conjuntamente por instituições de ensino superior, organizações de estudantes, países da UE e Comissão, a iniciativa Universidades Europeias vem dar resposta a este apelo, sendo, atualmente, uma das iniciativas mais emblemáticas da UE, que tem a ambição de construir um Espaço Europeu da Educação.

 

 

O que é uma Universidade Europeia?

As universidades europeias são parcerias transnacionais que se tornarão nas universidades do futuro, ao promover a identidade e os valores europeus e revolucionar a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu. Para concretizar este salto qualitativo, a Comissão decidiu testar diferentes modelos de cooperação entre universidades europeias, lançando dois convites à apresentação de propostas no âmbito do programa Erasmus+. Estas alianças de universidades vão:

  • incluir parceiros de todos os tipos de instituições de ensino superior e abranger uma vasta área geográfica em toda a Europa
  • assentar numa estratégia comum de longo prazo, que visa a sustentabilidade, a excelência e os valores europeus
  • oferecer programas curriculares conjuntos, centrados nos estudantes e ministrados em campus interuniversitários, que permitirão a um corpo estudantil diversificado criar os seus próprios programas e ter uma experiência de mobilidade em qualquer nível de estudo
  • adotar uma abordagem baseada em desafios que seja propícia à cooperação entre estudantes, pessoal académico e parceiros externos no âmbito de equipas pluridisciplinares, com vista a responder às grandes questões que a Europa enfrenta atualmente

Resultados do primeiro convite

Os resultados do convite à apresentação de propostas de 2019 foram publicados. Das 54 candidaturas recebidas, foram selecionadas 17 universidades europeias, envolvendo 114 instituições de ensino superior de 24 Estados-Membros. 

Este primeiro convite, bem como um segundo que será lançado no outono, visa testar diferentes modelos para pôr em prática o conceito de universidades europeias e analisar o seu potencial para transformar o ensino superior. Para mais informações, consulte a ficha de informação da Comissão sobre a iniciativa e as 17 alianças universitárias europeias, bem como o comunicado de imprensa

A iniciativa relativa às universidades europeias será plenamente implantada e ampliada no âmbito do próximo programa Erasmus para 2021-2027.

 

 

Interessado em participar?

O convite à apresentação de propostas para universidades europeias para 2020 foi publicado em 7 de novembro de 2019, e o prazo de candidatura terminará em 26 de fevereiro de 2020. Para mais informações, consulte a comunicação sobre o segundo convite à apresentação de propostas feita na sessão de informação sobre a iniciativa Universidades Europeias, em 7 de novembro de 2019.

 

Documentação

European Universities 2022 - Sharing Good Application Practices ( January 20, 2022)

European Universities - A key pillar of the European Education Area ( November 7, 2019) 

European Universities - Info session presentation (November 7, 2019)