A Volta ao Conhecimento regressa à estrada para a terceira edição, associando-se de novo à prova rainha do ciclismo nacional, a Volta a Portugal.
A apresentação da edição de 2018 da Volta ao Conhecimento ocorreu dia 29 de junho, no Teatro Thalia, em Lisboa, integrada na sessão de apresentação da 80ª Volta a Portugal Santander Totta.
A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visa dar a conhecer a ciência, as inovações tecnológicas que ligam as instituições de ensino superior às empresas e às regiões onde estão inseridas, ao longo das 10 etapas da Volta a Portugal que este ano decorre de 1 a 12 de agosto.
Através desta iniciativa o MCTES pretende impulsionar o compromisso estabelecido por um País com mais formação, mais ciência, mais cultura, mais conhecimento, procurando:
- promover o conhecimento do território português, do seu património cultural, natural, científico e tecnológico;
- estimular a aproximação entre as instituições de ensino superior e os territórios onde estão inseridas;
- acentuar a importância da formação e do conhecimento, indispensáveis à utilização responsável dos recursos naturais e à preservação e fruição da natureza, reforçando a consciência e o envolvimento dos cidadãos;
- valorizar a afirmação das regiões como contextos de conhecimento, aproximando comunidades e criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural.
A Volta ao Conhecimento pode ser seguida através do Facebook e do Twitter e do portal http://www.voltaaoconhecimento.pt que disponibiliza conteúdos de base científica em torno das 10 Etapas com Conhecimento, tendo em conta as especificidades do território e o seu contexto científico e tecnológico.
A Volta ao Conhecimento terá também uma rubrica no programa da RTP Há Volta onde diariamente, ao longo da Volta a Portugal, investigadores apresentarão projetos desenvolvidos em instituições de ensino superior nacionais.