O Teatro Thalia, em Lisboa, será palco no dia 14 de outubro de 2025, entre as 14h00 e as 18h00, do evento de lançamento público das conclusões do relatório do projeto “Tornar o Ensino Superior mais inclusivo em Portugal”. Uma iniciativa que promete marcar o debate nacional sobre educação e inclusão.
O evento contará com a participação de destacadas personalidades do setor, incluindo a Professora Doutora Cláudia S. Sarrico, Secretária de Estado do Ensino Superior, Judit Rozsa, representante da Comissão Europeia, o Professor Doutor Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior.
A iniciativa reforça o compromisso nacional e europeu com a educação inclusiva, alinhando-se com as estratégias de desenvolvimento de competências e valorização do potencial humano.
Este relatório analisa as desigualdades no acesso e conclusão do ensino superior em Portugal decorrentes das diferenças no contexto socioeconómico dos indivíduos. Apresentando as recomendações para medidas políticas destinadas a combater essas desigualdades, o relatório centra-se nas oportunidades dos estudantes do ensino secundário e na sua transição para o ensino superior público e nas suas oportunidades de sucesso. Um acesso mais alargado ao ensino superior e o sucesso nesse ensino ajudam os jovens a orientar-se e a prosperar num mercado de trabalho em mudança e permitem aos governos otimizar a utilização dos fundos públicos na formação de uma mão de obra altamente qualificada. O relatório faz um balanço de três fatores globais fundamentais que determinam as oportunidades de acesso e conclusão do ensino superior em Portugal: resultados anteriores, apoio financeiro e acesso à informação. Apresenta também uma visão geral de abordagens inovadoras para combater as taxas de abandono escolar.